Ilustração por Zé Otávio para a revista Bons Fluidos.
Para acessar o Currículo Lattes clique aqui.
Giovanna Bartucci é psicanalista, professora doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa parcial pela CAPES. Mestre em Psicologia Clínica e psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), graduada em Rhetoric (Estética da Recepção) pelo BATES College, EUA, com full scholarship, possui título de Especialização em Psicologia Clínica e Aperfeiçoamento em Clínica da Dependência de Drogas.
Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Núcleo São Paulo, ex-membro efetivo do Departamento Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, é crítica filiada à Associação Brasileira de Críticos de Arte (abca-SP), seção São Paulo, e membro associado à Modern Language Association (MLA), EUA.
Autora de Onde Tudo Acontece – cultura e psicanálise no século XXI (Civilização Brasileira; Prêmio Jabuti, 2014, categoria Psicologia e Psicanálise, 3º lugar); Fragilidade Absoluta – ensaios sobre psicanálise e contemporaneidade (Planeta); Borges: a Realidade da Construção – literatura e psicanálise (Imago) e Duras: a Doença da Morte – um direito de asilo (Annablume), é idealizadora e organizadora da coleção “Psicanálise e Estéticas de Subjetivação” (Imago), composta por volumes sobre cinema, literatura e artes plásticas.
Atualmente participa do Conselho Editorial de revistas especializadas e atua como assessora/consultora ad hoc para editoras e revistas da área.
Co-curadora da mostra “O Divã no Cinema”, idealizadora do programa de web rádio “Cultura no Divã”, com traduções de ensaios seus publicadas na França, na Bélgica, no Canadá e na Argentina, vem colaborando com revistas especializadas, jornais e revistas de cultura de circulação nacional.
Com experiência nas áreas de Psicanálise, Tratamento e Prevenção, História e Cultura Moderna e Contemporânea, Literatura, Cinema e Artes, atua principalmente nos temas: Tratamento e Prevenção, Método e Técnica, Constituição de Subjetividade, Cultura Contemporânea e Estéticas de Subjetivação. Conduz as seguintes linhas de pesquisa: Novos Paradigmas e Método: acerca da psicanálise na contemporaneidade, e Psicanálise e Estéticas de Subjetivação: cultura contemporânea e constituição de subjetividade.