Profissões Sexy: quais carreiras mexem com o imaginário masculino?

Pela representação de poder ou por uniformes que remetem a fetiches e fantasias, as profissionais eleitas pelos homens como as mais sensuais são as executivas, enfermeiras e comissárias de bordo

 

Publicado na Revista Marie Claire – Editora Globo – nº 232 – Julho 2010

Por Débora Yuri

Qual a profissão que você considera mais sexy? A primeira reação de muitos homens ao ouvir essa pergunta foi, invariavelmente, dar risada. Em seguida, alguns segundos de silêncio: refletiam, faziam cálculos, refletiam mais um pouco e davam a resposta (ou mais de uma). Na hora da justificativa, desde explicações prosaicas como “Porque eu acho terninho sexy” até teorias complexas sobre a figura feminina no mundo moderno e o que, para eles, detona o gatilho da atração. Depois de ouvir 50 homens, Marie Claire compilou o resultado e ouviu especialistas para explicar as preferências masculinas.

1- Executiva

Para os homens entrevistados, a profissão de executiva é a mais sexy à disposição no mercado — e a vitória das mulheres de terninho e salto alto sobre as segundas colocadas foi com ampla vantagem: 24% dos votos.

“Mulheres com cargo de destaque na empresa, de gerência ou diretoria, são as mais sexy. Isso mostra que elas têm personalidade, que alcançaram uma posição de alto escalão. O homem gosta de ser o alfa, mas se sente mais atraído pelas mulheres poderosas do que pelas submissas. Fica mais interessado em conquistá-las”, Juliano Bustamante, 25 anos, arquiteto.

“Qualquer cargo de alto escalão, uma diretora executiva, por exemplo. Quando a mulher tem poder e autonomia fica muito sensual. As executivas sabem usar a sedução para tudo. Elas têm essa coisa sexy embutida no seu kit”, Fábio Telles, 38 anos, fotógrafo.

“Não existe nada mais sexy que uma mulher hiperpoderosa no comando de uma superempresa. Uma vez, fiz uma negociação com a vice-presidente de um grande grupo editorial brasileiro. Ela me fazia perder o fôlego nas reuniões. Era um misto de receio, admiração e o perfume daquela mulher pela sala inteira…”, André Barbierato, 37 anos, empresário.

“É a maneira como as executivas se vestem. Acho sexy mulher de blazer, terninho, a roupa social dá um ar elegante”, Ailton Pereira Rondon, 30 anos, consultor de vendas.

O que diz a especialista: “A executiva é o duplo feminino do homem e o que está em jogo aqui é a medição de forças, a competição, a briga pelo poder. Para ele, é muito mais atraente dobrar, vencer, seduzir essa mulher que é como ele — com uma dona de casa, ele não vai competir. Pense na cama: o resumo da história seria, entre aspas, quem vai ficar por cima. E a roupa — terninho e salto alto — é a representação desse poder da mulher.” Giovanna Bartucci, doutora em teoria psicanalítica pela UFRJ.

2 – Enfermeira e modelo

A medalha de prata foi dividida entre enfermeiras — fantasia sexual por excelência — e modelos, que ficaram empatadas ao serem citadas por 18% dos homens.

“Acho que a profissão não interfere tanto no fato de a mulher ser ou não ser sexy, mas enfermeiras mexem com os homens, apesar de ser um fetiche estereotipado”, Rafael Bonchristiano, 22 anos, músico.

“A enfermeira. Ela vai cuidar do homem… e tem a coisa de vestir branco, como as médicas. Excitante”, Leandro Lopes Alves, 21 anos.

“Fico com as modelos, pelas razões óbvias [beleza]. Depois das modelos, as executivas, com todo aquele charme, numa sala cheia de homens, comandando a reunião e jogando o cabelo bem cuidado. O poder é sedutor no mundo moderno”, Cláudio Roberto de Souza, 37 anos, empresário.

O que diz a especialista: “Modelos, comissárias de bordo e atrizes têm um atributo caro aos homens, a liberdade, ou aparente liberdade. E são objetos de desejo masculino. Enfermeiras remetem ao primeiro fetiche do homem, brincar de médico.” Giovanna Bartucci, psicanalista.

3 – Comissária de bordo

Chamadas popularmente de aeromoças, as comissárias de bordo ficaram à frente das médicas, advogadas e atrizes, com 12% da preferência masculina.

“Aeromoças estão sempre arrumadinhas e isso ajuda bastante. Homens se atraem por mulheres bem vestidas”, Danilo Azenha, 32 anos, médico.

“Gosto do uniforme e elas são mulheres abertas, simpáticas, que viajam muito”, Guilherme Santos, 21 anos, designer gráfico.

“O sexy não é o óbvio. Prostitutas se vestem de um jeito óbvio, mas não são nada sexy. Prefiro as aeromoças, mas é difícil explicar o motivo. A roupa é importante numa mulher”, Mariano Genestreti, 37 anos, surfista.

O que diz a especialista: “O peso que os homens dão à aparência e ao corpo é muito grande. Mulheres valorizam bem menos que eles os atributos físicos.” Mirian Goldenberg, antropóloga.

Profissão sexy: eles x elas

ElasEles
1º lugar1º lugar
EXECUTIVA 24%MÉDICO / BOMBEIRO 23%
2º lugar2º lugar
ENFERMEIRA / 
MODELO 18%PILOTO DE AVIÃO 18%
3º lugar3º lugar
COMISSÁRIA 12%EXECUTIVO / FOTÓGRAFO 16%
4º lugar4º lugar
MÉDICA 10%ARQUITETO / CHEF 13%
5º lugar5º lugar
ADVOGADA / ATRIZ / SECRETÁRIA 8%PUBLICITÁRIO 10%

A soma das porcentagens ultrapassa 100% porque os entrevistados deram mais de uma resposta.

Do que as mulheres gostam

Para matar a curiosidade, fizemos a pesquisa também com as mulheres. A conclusão: elas gostam de farda. E de jaleco branco. Os médicos ficaram na primeira posição — empatados com os bombeiros — com 23% dos votos. Logo atrás, vieram os pilotos de avião, citados por 20% das entrevistadas. Em terceiro lugar, ficaram, lado a lado, os executivos e os fotógrafos, com 16%.

“Médico é o sexy sutil. Arquiteto, o sexy descolado. Executivo, homem de terno, aquele terno perfeito, é o sexy clássico. E chef de cozinha, o sedutor”, Larissa Bottas, 25 anos, marqueteira.

“Divido em três módulos: o primeiro, cineasta, pelo meu interesse pela profissão. Depois, vem médico, que eu acho o máximo, mas jamais namoraria um. Por último, os com uniforme, como marinheiro, bombeiro”, Paula Hofstetter, 21 anos, estudante de cinema.

“Piloto de avião! É o conjunto todo: o charme, o uniforme, o glamour da profissão”, Maria Aparecida, 37 anos, comissária de bordo.

“Fotógrafo, em geral, já tem um olhar ‘mais bonito’ do cotidiano, da vida. E das mulheres, então, nem se fala”, Nathalia Leme, 25 anos, jornalista.

“Arquitetos são bonitos, descolados e têm estilo. Acho sexy qualquer profissão que tenha a ver com arte”, Tarcila Albuquerque, 28 anos, atriz.

O que diz a especialista: “A mulher quer o pacote, busca um companheiro completo”, diz a psicanalista Giovanna Bartucci. “Mas status social e a função masculina protetora são muito fortes para elas, daí a atração por médico e bombeiro. A mulher hoje não está mais em busca de um provedor, mas o homem precisa ser capaz de cumprir esse papel, se for preciso.”