Mídia incentiva patriotismo

Imprensa dos EUA evita mostrar corpos multilados e faz campanha para restituir orgulho nacional

Publicado no jornal Zero Hora – Pág. 22
14 de setembro de 2001

Da Redação

 

A imprensa americana tem poupado a população dos EUA – e todo mundo – das imagens mais duras dos atentados. Corpos dilacerados, mortos e pessoas muito feridas escapam das câmeras de TV e das máquinas fotográficas.

 

As rádios e televisões aderiram ao apelo das autoridades (ontem, o Congresso Nacional pediu a todos os americanos que exibissem a bandeira como um “símbolo de solidariedade”): enquanto o hino nacional é executado a todo momento, as imagens que recheiam os noticiários são de legiões de voluntários. A bandeira americana é vista por todos os lados: casas, ônibus, carros e camisetas. Na quarta-feira, a rede Wal-Mart vendeu 200 mil bandeiras. Ontem, foram mais 115 mil, enquanto no mesmo período de 2000 foram vendidas 6 mil.

 

Para a jornalista americana Mary Ellen Schultz, 39 anos, a imprensa tem evitado mostrar as cenas mais chocantes com receio de ser taxada de sensacionalista e de piorar o estado de ânimo dos americanos.

 

– O espírito de solidariedade e o orgulho falam mais alto. E há também o medo de um efeito rebote caso as emissoras mostrem cenas mais chocantes – diz ela. Para o analista de sistemas gaúcho Alexandre Correia Rodrigues, 29 anos, que trabalha em Nova York, o medo é de que, se imagens de corpos destroçados aparecerem na TV, a revolta contra os muçulmanos aumente.

 

– Ouvimos a todo momento pessoas dizendo coisas como “vamos transformar o Paquistão em um estacionamento” ou “precisamos bombardear todo o Oriente Médio” – conta.

 

Para a psicanalista Giovanna Bartucci, de São Paulo, doutorada em Teoria Psicanalítica e bacharel em Estética da Recepção pelo Bates College (EUA), a contenção das redes de TV em mostrar imagens de corpos humanos é uma forma de declarar que, mesmo atingidos, os americanos continuam fortes e invioláveis – como se os terroristas tivessem atacado apenas os símbolos da sua cultura, que, por serem materiais, podem e vão ser rapidamente reerguidos.

 

– Duas semanas atrás, as imagens da CNN do atentado a um restaurante em Israel eram opostas às que se vê agora em Nova York. Havia corpos despedaçados, lá longe, o Oriente Médio. Essa diferença de tratamentos revela uma questão explícita sobre identidade. Se lá há uma guerra por território, aqui as imagens das redes de TV parecem dizer que a nação norte-americana ainda é a mais poderosa do planeta – observa Giovanna.

 

Para o professor Joel Birman, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, autor de Mal-estar na atualidade, essa política de produção de imagens faz uma maquiagem dos efeitos da destruição.

 

– Pela primeira vez na História, ficou evidente a vulnerabilidade do território americano. O ataque feriu a autoimagem dos EUA, e não exibir corpos mutilados é uma forma de não exibir a mutilação do próprio país – diz Birman.

 

O professor observa que, na Guerra do Vietnã, em que a fragilidade dos Estados Unidos também foi exposta, a mídia local fez eco aos movimentos que pediam o fim do conflito e, contra a vontade do Pentágono, exibiu imagens de soldados americanos mutilados. Agora, diz Birman, o cenário é outro, e a mídia parece estar seguindo a política da Casa Branca e do Pentágono de economizar imagens que revelem a fragilidade do país.